top of page

Gatilho mental da Reciprocidade

Olá, seja bem vindo a mais um conteúdo do blog que está te ensinando tudo sobre Copywriting de forma fácil e simples.


Hoje falaremos um pouco sobre o gatilho mental da reciprocidade.


Você sabe o que é reciprocidade?


Em que há troca de uma coisa por outra coisa idêntica; em que há correspondência; cooperação, reciprocação: uma amizade não existe sem reciprocidade de sentimentos.


Ou seja, pela palavra de reciproco entendemos que é o ato de você entregar ou fornecer algo para alguém e essas pessoas retribuírem de alguma forma você.


Esse gatilho mental é utilizado desde o inicio dos tempos e cada vez esta sendo mais utilizado, após alguns entenderem a importância dele criou uma necessidade de utilização enorme.


Desde crianças usamos e aprendemos com nossos pais a usar esse gatilho mental, so não temos plena consciência do que isso se trata.


Quando você estava na infância provavelmente os seus pais te diziam que se você conseguisse comer toda a comida poderia então tomar um refrigerante, e isso pode ser visto como uma troca, mas nela esta aplicado o gatilho mental da reciprocidade, vamos entender o porque:


Ao você comer toda a sua comida o seu pai terá um beneficio e se sentira feliz por isso.


Quando você recebe seu refrigerante após a comida, fica feliz e satisfeito por ter conseguido algo que é bom.


Mas o gatilho da reciprocidade nessa situação entra quando ambos entregam ao outro algo que traz um sentimento de trabalho cumprido ou ate mesmo a sensação de felicidade.


Este tipo de situação ocorre sempre e todos os dias e a todos os minutos de nossa vida, mas por sempre estarmos corridos e preocupados não prestamos atenção.


Quando alguém esta em uma fila de banco e você esta lá no final mas esta com pressa e alguém te da o lugar dele provavelmente se sentira grato e lembrara desta atitude por muito tempo, mas tenho certeza que se algum dia essa pessoa te pedir uma ajuda você ira ajudar pelo simples fato de você pensar que deve algo para ela e que deve retribuir de alguma forma.


Se você faz um conteúdo que traga algum beneficio para a sua vida você irá lembrar desta pessoas que te ajudou e em algum momento você vai retribuir por ela ter te ajudado.


Mas lembre-se que este gatilho não pode ser usado em todos os momentos sem um contexto ou uma intenção.


Como eu uso esse gatilho?


Vamos entender como você ira utilizar:


Você precisa primeiro saber o que você ira agregar as pessoas trazendo o seu conteúdo o seu produto.


O que quer que seja você trazendo novidades e fazendo a pessoa entender o valor do que você a entregou, ela se sentira grata pelo que você ajudou.


Maioria das vezes após você trazer um beneficio a alguém e faz uma oferta ou um pedido de algo as chances de que essas pessoas comprem algo de você aumenta só por você ter ajudado ela sem pedir nada antes.


Creio que você conseguiu compreender mais sobre esse gatilho mental que é ótimo em qualquer negocio.


Me diz ai oque você esta achando dos conteúdos?

Posts recentes

Ver tudo

Copywriting Simples

Quando buscamos entender essa palavra pode ser difícil imaginar que é realmente simples.

6 livros que todo copywriter deve ler!

Vou passar nessa postagem algo que já vem sendo pedido há algum tempo. Mas, quero deixar bem claro que essa lista de livros é somente uma parte do que você deve ler e essa é uma visão de acordo com os

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page