Você meu querido leitor deve querer saber o que é melhor usar, onde deve se focar mais para assim ter resultados em copywriting.
Mas…
Quero te dizer que você precisa entender de verdade o que é copywriting.
E pra você entender existem duas formas aqui:
Após já ter entendido de verdade do que se trata é necessário que você entenda sobre as estratégias de vendas e qual é a jornada de compra do seu cliente.
Mas o que é a jornada de compra?
Todo e qualquer negócio tem uma jornada de compra que segue uma sequência lógica e baseada em testes.
Se você vende por exemplo uma consultoria em imagem.
Você deve ter as suas redes sociais para ter o contato e também deve ter outros pontos .
O principal para toda e qualquer jornada de compra consiste em:
Atrair a atenção;
Fazer o cliente conhecer o problema;
Fazer ele conhecer as soluções para o problema;
mostrar que o seu produto é a decisão certa;
Mostrar que ele precisa do seu produto;
Canal para tirar dúvidas.
Essa é uma base para que você entenda a jornada de compra do seu cliente, mas vou explicar cada um desses pontos separadamente.
Atrair a atenção
Nesse ponto você precisa pegar a atenção das pessoas.
Uma das formas de fazer isso é através da headline ou da sua primeira fala.
E para fazer isso depende somente de você, mas sempre olhe o que o seu público pesquisa e faça algo que traga a curiosidade dele.
Você pode usar algo como um segredo, dicas, o que ninguém nunca te disse sobre x.
Isso vai depender muito de como é o seu público.
Fazer o cliente conhecer o problema
Após você ter capturado a atenção das pessoas, o segundo passo é mostrar o conhecimento que você tem sobre aquele assunto mostrando que algo é um problema.
Por exemplo:
Você perde 50% das suas vendas sem usar os meios digitais e olha lá se não chegar até uns 80% desse dinheiro saindo pelas suas mãos.
Não precisa ser realmente algo muito grande, mas deve ser um problema que o seu público tem.
Você irá mostrar que ele não pode continuar da forma que está.
Fazer o cliente conhecer as soluções para o problema
Nesse ponto você precisa fazer o seu cliente entender que por mais que o problema dele seja ruim ainda existe uma solução.
Nenhum problema é realmente sem solução.
Você pode mostrar pra ele e pintar a cena dele com o problema solucionado e ele tendo aquilo que mais deseja.
Depois de fazer esse pequeno passo vamos para a próxima etapa.
Mostrar que o seu produto é a decisão certa
Aqui entra o trabalho de você inserir o seu produto e vai começar exatamente com uma fala de demonstração do que você vai realmente entregar pra ele.
Você vai falar sobre o que tem, sobre o que não tem , para quem é, para quem não é esse produto e fazer uma apresentação de história do criador.
Após tudo isso vamos para a próxima etapa.
Mostrar que ele precisa do seu produto
Aqui nesse ponto você vai mostrar para ele realmente o que o seu produto traz de transformação e como ele se sentirá após ter ele.
Uma boa para você usar é as provas sociais e eu já expliquei um pouco em outra postagem sobre o gatilho mental da prova social.
Assim você ira fazer o fechamento com a CTA que vai ser a chamada para a ação do seu leitor e cliente.
Canal para tirar dúvidas
É importante deixar uma abertura de um canal para tirar as dúvidas e se não for possível pode deixar uma aba de dúvidas frequentes.
Ao ter um canal como esse o cliente sentirá mais confiança e que você está garantindo o que diz e assim você aumenta a sua autoridade.
Esses são os pontos que você deve compreender, mas lembre-se que nem sempre o cliente segue esse mesmo processo de jornada de compra.
Pode ser mudado essa sequência e até pode ser um pouco diferente, afinal nem sempre precisamos de tanto para comprar algo.
Mas você estava falando sobre os principais meios de utilização de copywriting e estava falando de jornada de compra, o que isso tem haver?
Olha eu te falei isso exatamente para te mostrar que a copy depende muito das estratégias que você irá utilizar para a venda do seu produto.
Mas os textos que estão sendo mais utilizados atualmente são:
VSL( Vídeos de vendas, criação do script);
Anúncios(texto para anúncios);
Página de vendas( Criação do texto);
Landing Page( Texto para página de captura);
E-mail(Textos de e-mails);
Esses são alguns modelos que estão tendo maior procura e lembre-se de adequar a sua escrita para o formato de fala.
Se for um script de vídeo por exemplo, você não pode falar como uma escrita muito formal e deve ser levado em conta as gírias e maneira de falar do expert ou da pessoa que você está criando a copy.
Pessoal espero que tenha ajudado esse conteúdo e espero o retorno de vocês.
Me mandem no instagram ideias de postagens para o blog e para os vídeos do Youtube para que eu possa contribuir ainda mais com a jornada de vocês.
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